CURSO DE SÍNDICO PROFISSIONAL COM TEORIA E PRÁTICA

CURSO DE SÍNDICO PROFISSIONAL COM TEORIA E PRÁTICA

Artigos

O que é ser síndico para você?

Após 17 anos ligado diretamente ao setor condominial seja junto ao Jornal do Síndico como também a empresários ligado ao setor, é que vimos o quanto a figura do síndico não é reconhecida.
Façamos agora uma reflexão, o que é ser síndico para você?

Sabemos que a figura do síndico é muito desvirtuada. Ele é visto na maioria das vezes como o irregular, que não faz nada, o que só quer ser síndico para não pagar a taxa de condomínio, enfim ele é visto sem nenhum aprofundamento. Algumas novelas de TV estão colocando o síndico como uma pessoa inconveniente, até cômica às vezes. O que de fato não mostram é o que o síndico faz, quais as Leis que ele tem que seguir e por fim qual o nível de responsabilidade que ele assume.

Você sabia que o síndico ao ser eleito assume a responsabilidade Civil e penal pela sua administração e pelos danos causados a terceiros por moradores do seu condomínio? É isso, ser síndico é mais do que ser eleito, ser síndico é mais do que se pensa.

Ser síndico, em primeiro momento, é absorver responsabilidades de todos, pois ele é a figura que tem a partir da sua eleição a obrigação de manter, de administrar o patrimônio que é comum a todos.

Ao ser eleito, o síndico passa de um simples vizinho a ser o principal alvo de críticas e de indagações que na maioria das vezes é infeliz. Quando falamos em administrar um condomínio, falamos que o síndico tem deveres e que seus direitos quase sempre são deixados de lado. O síndico tem que ser o exemplo de pessoa, o cumpridor das obrigações, enquanto o condômino pode fazer barulho, pode sujar o condomínio, pode incomodar os vizinhos, pode deixar de pagar a taxa de condomínio, e aí perguntamos, será que pode mesmo?

Pois é, ser síndico é cuidar do que nem sempre querem cuidar, é ser exemplo, para que pelo menos a maior parte dos condôminos também seja, é ser ?chato? quando tiver que ser, é ser duro também. E o que os condôminos devem ser? No nosso entendimento eles também devem ser ajudantes, pois uma boa administração não depende só do síndico, depende dos moradores também. Não tem aquele ditado popular ?o negócio só anda com os olhos do dono?? E porque não seguir isto? Afinal os condôminos são donos de uma cota do seu condomínio igualmente como o sindico.

Culpar o síndico por isso ou por aquilo é muito fácil, mas difícil é uma única pessoa, que às vezes é eleita porque ninguém quer, assumir a responsabilidade que é comum a todos. Sem ajuda, o vizinho que chamamos de síndico não vai muito longe.

E você? Já perguntou ao seu condômino o que é ser síndico para ele?

Dedicamos este texto, a todos os síndicos que dão a sua vida e se dedicam por completo na administração de seus condomínios e fazem prevalecer a palavra ?EXEMPLO?.